WELCOME

Seja bem vindo ao nosso blog!
Ciencia Jovem! O blog que facilita sua vida!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fungos e Bacterias



Fungos
Tipos, reino dos fungos, doenças causadas, biologia, medicamentos, benefícios e
malefícios aos seres humanos, locais em que aparecem, reino fungi.

Fungos: ausência de flores
Introdução

De uma forma geral, podemos dizer que há tipos diferentes de fungos e também que eles são uma forma de vida bastante simples. Entre suas diferenças, há aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, provocando inúmeras doenças. Há ainda os que parasitam vegetais e animais mortos. Os que servem para alimento e até aqueles dos quais se pode extrair medicamentos importantes para o homem, como a penicilina.

Características e tipos de fungos
Os fungos não possuem flores e se multiplicam por células muito pequenas. Estas células são chamadas espórios e se desenvolvem ao caírem em solo úmido, ambiente ideal para o crescimento de um novo fungo. Por não possuir clorofila, que é essencial para garantir a alimentação das plantas, esta forma de vida age como parasita, se alimentando da comida de outras formas de vida. Alguns tipos agem em seres humanos provocando várias doenças.
O mofo é outro tipo de fungo que surge através dos espórios, células quase microscópicas que estão sempre flutuando no ar, este escolhe lugares escuros e úmidos para se reproduzir. Por isso, nota-se um maior numero de mofo em ambientes úmidos, como paredes, armários, gavetas, etc. Estas mesmas células minúsculas também se agrupam em alimentos como pães, frutas e vegetais, uma vez que buscam alimentos em ambientes propícios para o seu crescimento.
As micoses, em seus mais variados tipos, são originadas por microfungos, atingindo os seres humanos com maior freqüência nos países tropicais, como no Brasil, por exemplo. Na maior parte das vezes, o tratamento para este mal é difícil por tratar-se de uma forma de vida daninha e oportunista. Mas há estudos avançados e trabalhos importantes a respeito deste assunto. Muitos medicamentos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de livrar o homem desta companhia desagradável e prejudicial.
Bactérias
Tipos de bactérias, doenças causadas por bactérias, formas de contágio, desenvolvimento, combate com o uso de
antibióticos, os germes, formas patogênicas.

Imagem em microscópio de uma colônia de bactérias
As bactérias são seres muito pequenos que, em sua maior parte, não podem ser vistos a olho nu. Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade, e, muitas delas, conhecidas como germes, são prejudiciais a saúde do homem, pois podem causar inúmeras doenças.

Elas se encontram por toda parte, e há milhares delas no ar, na água, no solo e, inclusive, em nossos corpos. Contudo, nem todas são maléficas, há aquelas que desempenham papéis extremamente úteis para muitas formas de vida, inclusive para os seres humanos. No caso de plantas, como as ervilhas, elas se beneficiam desta forma de vida, que habita em suas raízes dentro de pequenos caroços, em seu crescimento através da substância química que estas bactérias produzem.
No solo existem bactérias que podem ser benéficas de várias maneiras, uma delas é ajudar as folhas velhas das plantas a apodrecerem fornecendo alimento às novas plantas. Entretanto, há certas bactérias que são daninhas aos vegetais prejudicando-os a ponto de destruí-los.
No caso dos seres humanos, elas podem ser combatidas através do uso de antibióticos, que, quando usados conforme orientação médica, tem efeito eficaz sobre os germes prejudiciais a saúde. Caso contrário, elas aumentarão rapidamente ampliando o número de colônias. Em muitos casos, elas podem ser transferidas de pessoas para pessoas.
Podemos citar como principais tipos de bactérias : Cocos (formato arredondado); Bacilos (alongadas em forma de bastonetes); Espirilos (formato espiralado) e Vibriões (possuem formato de virgulas).
Até 300 anos atrás, ninguém sabia da existência deste tipo de vida, foi um holandês chamado Leeuwenhoek que as observou pela primeira vez. Em 1865, Louis Pasteur, através de seus estudos e observações, descobriu como elas se multiplicam e causam doenças. Contudo, os estudos desta forma de vida só foram mais precisos depois que Roberto Koch, em 1870, descobriu como colori-las e mantê-las vivas em uma espécie de geléia que ele mesmo criou. Desta forma, elas poderiam ser observadas por mais tempo e também de formas diferentes, fato que permitiria um conhecimento mais completo e aprofundado deste tipo de vida.
Principais doenças causadas por bactérias :
Tuberculose: causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis.
Hanseníase (lepra): transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium lepra).
Difteria: provocada pelo bacilo diftérico.
Coqueluche: causada pela bactéria Bordetella pertussis.
Pneumonia bacteriana: provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae.
Escarlatina: provocada pelo Streptococcus pyogenes.
Tétano: causado pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani).
Leptospirose: causada pela Leptospira interrogans.
Tracoma: provocada pela Chlamydia trachomatis.
Gonorréia ou blenorragia: causada por uma bactéria, o gonococo (Neisseria gonorrhoeae).
Sífilis: provocada pela bactéria Treponema pallidum.
Meningite meningocócica: causada por uma bactéria chamada de meningococo.
Cólera: doença causada pela bactéria Vibrio cholerae , o vibrião colérico.
Febre tifóide: causada pela Salmonella typhi.

25 comentários:

  1. ADOREI essa pagina fala tudo de que eu preciso!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá! Tenho todo o respeito por você embora não faça a menor ideia de quem possa ser. Não faça gozação de algo que você desconhece. Quem escreveu nesse "Blog" perdeu tempo e teve trabalho, sem recompensa, com o único objetivo de ajudar aos que necessitem dessa ajuda. Tá bom, meu irmão?

      Excluir
    2. Parabéns pela sua atitude!
      Infelizmente existe pessoas que não tem o menor interesse em ocupará se com algo bom. Parabéns!

      Excluir
  3. Nossa, eu tava precisando MUITO desse conteúdo pra faer um trabalho escolar sobre Fungos e bactérias!! OBG site!!
    By : Emilly

    ResponderExcluir
  4. vcs poderiam colocar coisas mais especificas , ou um titulo separando as coisas pq fica muito dificil procurar as coisas desse jeito melhorem ai!!!

    ResponderExcluir
  5. 0.0
    vai servi para o meu trabalho de escola...

    ResponderExcluir
  6. esse da ir vai para eu fazer meu trabalho da escola HAHAHY '-' *-*

    ResponderExcluir
  7. Ótimo,Exelente,Especifico Muinto bom vo tirar 10 *_*

    Valeu pelo site !!

    ResponderExcluir
  8. Obg Cara valew mesmp,tava doidinha aquiii com essa prova ,e isso tiros todas as minhas dúvidas !
    Muiticiiiiimo Obrigado

    ResponderExcluir
  9. brigada eu presisava pra um trabalho de escola brigada mesmo

    ResponderExcluir
  10. Odiiei véi eu tava precisando de maleficios dos fungos merda e vcs coloca merda de uq é fungo,, eu seii uq eh fungo eu kero é maleficiios pow... valeu aê poor nadda (_._) <---- tomar aí óo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara então vai procura em outro site, pq esse site é otimo e vai xinga a tua mãe e não a pessoa que postou isso

      Excluir
    2. Querido se você não gostou o problema é seu, primeiro ninguém é obrigado a postar o que você quer não, se não era sobre isso o que vc queria pesquisava em outra página, agora vc tá chingando os outros n da né, e outra coisa, pra vc começar a falar dos outros, aprenda a escrever, só um aviso.
      My:Joyce

      Excluir
    3. Querido se você não gostou o problema é seu, primeiro ninguém é obrigado a postar o que você quer não, se não era sobre isso o que vc queria pesquisava em outra página, agora vc tá chingando os outros n da né, e outra coisa, pra vc começar a falar dos outros, aprenda a escrever, só um aviso.
      My:Joyce

      Excluir
  11. não achei o que estava procurando ,mas o conteúdo é muito bom. Parabéns pelo ótimo site , Eu estava mesmo procurando CURIOSIDADES sobre FUNGOS E BACTÉRIAS mas mesmo assim obrigada.
    De:Jolie

    ResponderExcluir
  12. adorei esse cite fala tudo sobre fungos amei

    by:Luana

    ResponderExcluir